sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Educar para a Santidade

 Educar para a santidade é uma grande missão a que são chamadas todas as famílias católicas. Se elas responderem a este chamado, serão luzes fortes no mundo que tocarão o coração de muitas outras famílias. Independentemente do percurso escolar que proporcionamos aos nossos filhos, é importante lembrar e sublinhar que o mais importante é todo o trabalho que se constrói diariamente de evangelização no núcleo familiar. Independentemente da realidade diária da nossa família é fundamental dar espaço à oração familiar diária, às histórias da Bíblia, a leitura sobre a vida dos santos, à vida sacramental. Se queremos que os nossos filhos caminhem para a santidade é necessário esta base. Os nossos filhos já trazem dentro de si este desejo de Deus, deste desejo de "chegar a casa" e irão buscá-lo em toda a parte até encontrarem algo. Se nós pais, não dermos esse tempo para estarmos com eles e lhes mostrarmos o Senhor, o mundo com as suas filosofias os preencherão com mil e uma coisas. Deus nos presenteou com um grande tesouro para nós cuidarmos: os nossos filhos. Deus não nos pediu para sermos dependentes deles mas para simplesmente lhes mostrarmos o caminho. Se não lhes dermos as mãos, alguém o fará no nosso lugar... 

Tudo começa com a caminhada dos pais, é através deles e por seu exemplo que o desejo de santidade, que é o desejo do amor de Deus nasce nos seus corações. É em vão pensar que  inscrevendo os nossos filhos numa escola católica ou inscrevendo-os em ensino doméstico e passar mais tempo com eles, eles estão mais aptos a serem santos. Nada disso. O que os faz caminhar para a santidade, é o exemplo de desejo e o amor sincero de quem os rodeia pelo Senhor, é o tempo que nós dedicamos como pais a contar-lhe histórias da Bíblia, é a cumplicidade de alguém que fala apaixonadamente do seu amado. Sem verdadeiro amor pelo Senhor tudo é em vão. Aproximem-se primeiro do Senhor sinceramente e depois quando o vosso coração arder de Amor convidem os vossos filhos a conversar com o Senhor ao vosso lado diante do Santíssimo. 

Se esta base é realizada diariamente ou pelo menos com frequência, acredito que o ensino doméstico católico pode ser uma mais valia para reforçar todo o trabalho já realizado e aprender o conhecimento do mundo em união com a descoberta de Deus. É um grande campo de aprendizagens, missão e desafios dentro da família e com outras famílias. E se nos apressarmos a beber da  fonte sacramental que a Igreja nos dá como prioridade diária, além de ganharmos  forças, iremos amadurecer na intimidade com o Senhor.







Sem comentários:

Enviar um comentário