quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A oração, o estudo, a organização lá em casa e as famílias

O nosso estudo escolar já começou com o arranque da escola. Tenho a graça de ter um espaço independente do resto da casa no rés-do-chão onde temos a nossa sala de estudo, a nossa escola, onde poderemos também trabalhar com as outras famílias ao longo do ano. Cada um tem a sua secretária, o seu dossier de trabalho e os seus livros, o resto do material é partilhado. A Sofia gosta de brincar no tapete ou senta-se ao lado da Clarinha ou perto da secretária da Clarinha a explorar os lápis de cera ou a imitar os manos enquanto ouve. 
Era muito importante para nós como família definir a nossa caminhada, estabelecer prioridades, metas. Estamos em ensino doméstico mas acima de tudo é ensino doméstico católico, ou seja, com tudo aquilo que implica de valores católicos: ser cumpridor nas tarefas, saber fazer aquilo que não nos apetece mas que é necessário, esforçar-se sempre um pouquinho mais sem reclamar.
Temos horários para levantar, para estudar e muito tempo para brincar e explorar o mundo.
Ainda estamos em experiências com os horários das missas, para encontrar a melhor altura para todos. O dia começa cedo, sem correrias, o Gabriel e a Clarinha à medida que acordam sabem que têm de fazer a sua caminha ( mesmo que depois eu tenha que ajeitar um pouco), dobrar o pijama debaixo da almofada e vestir a roupa para o dia ( que está dobradinha em cima do móvel do quarto). Tomam o pequeno-almoço às 8h30 e às 9h00 em ponto já estamos todos na nossa sala de estudo. O dia começa com uma pequena oração de louvor, consagração do dia e orações feitas com as palavras deles. 


Das 9h00 às 13h30 temos o tempo de estudo, com intervalos para brincar, e um pequeno lanche. 





Às 13h30 almoçamos e a sala de estudo fica arrumada, todos ajudam ( ou quase). Entramos em casa e a parte da tarde é livre para as brincadeiras, projetos, leituras. 
Às 18h00 jantamos,  quando o pai chega a oração da noite e depois pelas 20h30 já estamos na cama a ouvir histórias antes de dormir. Este é mais ou menos o nosso horário, claro que há excepções, nos dias em que viajamos ou fazemos passeios ou quando temos trabalhos com as outras famílias, mas este é o nosso ritmo diário.

Trabalhar com três crianças pode parecer um caos e um stress. Há dias mais complicados, mas no geral é bastante tranquilo e compensador. Acredito que um dos segredos é simples: acima de tudo esforçar-me por lhes ensinar a serem autónomos no estudo e o gosto de serem eles próprios a procurar e a descobrir. É isso que os torna bons alunos no futuro, pessoas responsáveis: gostarem de ser eles a fazer bem os trabalhos. O Gabriel está no 4º ano e eu só tenho de o orientar: " Hoje, estudas até esta página e fazes estas fichas. Se tiveres dúvidas vem ter comigo". Ao fim do dia corrijo. Há dias que me sento e lhe explico um pouco, mas ele gosta de chegar lá e pensar sozinho. A Clarinha pediu-me para lhe ensinar as letras e isso exige mais tempo, mas fazemos um pouco cada dia e quando ela já souber um pouco mais vai querer fazer sozinha. A Sofia puxa folhas, faz rabiscos à nossa volta e nem damos conta.


Com o ensino doméstico católico temos duas realidades: o trabalho que realizamos no nosso núcleo familiar ( que vos falei agora) e o trabalho que realizamos em comunidade com outras famílias.

 Como é importante estarmos em comunidade, aprendermos coisas juntos. Os nossos queridos amigos, a Família Atalaia é uma família muito especial para nós. A Helena tem-se dedicado muito a toda a organização para estarmos juntos. Ela sugeriu a criação dos clubes, núcleos de aprendizagem, onde partilhamos os nossos talentos e juntos, ora na nossa casa, ora na casa de outras famílias que participam, desenvolvemos temas. Eu estou responsável pelo clube da leitura e pelo clube da ciência, mas existem muitos mais. Irei aqui no blog, atualizar o desenvolvimento dos clubes que sou responsável e conto com a vossa participação e presença. Existem muitas surpresas e projetos abertos a todas as famílias, estejam em ensino doméstico ou não e mais do que ninguém a Helena explica tudo isso no site e no blog dela. Quem se quiser juntar a nós, envie uma mensagem à Helena e será bem vindo a caminhar connosco!

   


Com a minha mão a orientar o traço da Clarinha, lembro-me de Deus na minha vida...
Senhor, ajuda-me a manter firme o meu traço em direção a Ti! Amem 

Sem comentários:

Enviar um comentário